domingo, 9 de dezembro de 2012

Testando a viabilidade de um projeto

     Na semana da segunda aula de introdução à prática experimental, começaram a surgir algumas ideias para o projeto da disciplina. Na primeira aula, ficou decidido que cada integrante do grupo deveria trazer pelo menos duas ideias para serem discutidas e analisadas. 
     Começamos a pensar em problemas do cotidiano que parecem corriqueiros, mas que em algumas situações não possuem soluções satisfatórias. Como exemplo, os elevadores de ônibus coletivo. Esses equipamentos demandam manutenção especializada e não são muito práticos, pois demoram a executar sua tarefa e demandam perícia de quem os opera. O grupo pensou em uma espécie de rampa articulada que facilitasse e agilizasse a entrada de um cadeirante nos coletivos. Também surgiu a ideia de criar uma chave de roda integrada, que tornasse a troca de um pneu de carro mais prática (esboço abaixo). Com esse dispositivo, poderíamos retirar todos os parafusos de uma roda de um carro ao mesmo tempo, e multiplicaríamos a força aplicada nos parafusos, diminuindo o esforço para se executar o trabalho.
     A ideia da chave de roda integrada, a princípio, parece ser mais viável. O primeiro esboço do projeto foi feito. A tarefa do grupo na semana da terceira aula de lactea, é pesquisar a viabilidade do projeto. Já discutimos a ideia com alguns membros do projeto Baja do Cefet-mg. Eles nos aconselharam a procurar um professor de usinagem, que pode nos ajudar nas especificações técnicas do projeto. Pesquisaremos o tipo de material a ser utilizado e a correta colocação de engrenagens no dispositivo. Feita essa pesquisa, decidiremos se o projeto é viável e tentaremos colocá-lo em prática.

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